Comece
explicando que vai fazer um teste rápido de memória e orientação, que servirá
como preparo para o paciente em relação ao conteúdo do teste.
ORIENTAÇÃO
TEMPORAL – pergunte: “Qual é a data?”. Provavelmente serão ditos dia do mês
e o mês. Pergunte pelo dia da semana e ano. Certifique-se que nenhum relógio
está visível e pergunte: “Sem olhar no relógio, que horas são?”. Considere
correto até uma hora a mais ou a menos em relação à hora real. Um ponto
para cada reposta correta.
ORIENTAÇÃO
ESPACIAL – pergunte:
“Que lugar é este?”, apontando com o indicador para baixo, indicando o local
especifico (consultório, enfermaria, etc.). Em seguida pergunte “que lugar é
este?”, fazendo um gesto circular, para indicar o local genérico (clínica,
hospital, etc.). Na sequência pergunte pelo bairro ou uma rua próxima ao local
de exame, cidade e estado. Um ponto para cada reposta correta.
MEMÓRIA
IMEDIATA –
diga: “Vou falar três palavras que o sr.(a) vai repetir em seguida e repetir de
novo daqui a pouco”. Diga três palavras não relacionadas (p. ex. pêra, mesa e
centavo) no ritmo de uma palavra por segundo. Dê um ponto para cada palavra
repetida. Caso não sejam repetidas as três palavras, diga novamente e peça para
repetir, mas sem contar pontos desta vez.
ATENÇÃO E
CÁLCULO –
pergunte: “Quanto é 100 – 7?”. Se a resposta for correta peça para subtrair 7
do resultado. Caso seja incorreta aguarde um momento em silêncio. Se houver
correção espontânea considere como certo e vá em frente. Se não houver, corrija
e continue até completar 5 subtrações. Um ponto para cada reposta
correta. Alternativamente diga: Gostaria que dissesse a palavra ‘mundo’
letra por letra, mas de trás para diante, começando pela letra “o”. Um
ponto para cada letra não posição correta.
MEMÓRIA DE
EVOCAÇÃO –
diga: “Lembra daquelas palavras que foram repetidas? Gostaria que fossem
repetidas novamente”. Um ponto para cada palavra correta.
LINGUAGEM – mostre um relógio e uma caneta
e pergunte o nome. Um ponto para cada reposta correta. – Diga:
“Repita comigo: Nem aqui, nem ali, nem lá”. Um ponto se corretamente
repetido. – Diga: “Faça exatamente como eu falar: -pega este papel com a
mão direita, dobre ao meio e coloque no chão”. Em seguida coloque uma folha de
papel sobre a mesa em frente ao paciente. Um ponto para cada etapa
correta. – Diga: “Vou mostra uma coisa para o sr.(a) ler e fazer. Estou
pedindo uma coisa por escrito”. Mostre a frase “Feche os olhos”. Um
ponto se os olhos forem fechados. – Diga: “Quero que escreva uma frase. Tem
que ter começo, meio e fim. Pode ser um pensamento, alguma coisa que o sr.(a)
fez hoje, o que o sr.(a) quiser, mas tem que ter começo, meio e fim”. A
explicação é necessária porque a resposta a um simples “Escreva uma frase” pode
ser escrever o nome. Um ponto se a frase for inteligível. Não
considere erros de ortografia ou concordância. – Diga: “Copie este desenho” e
mostre dois pentágonos superpostos. Um ponto se desenhar duas figuras
com 5 ângulos que se sobreponham por um deles.
Para pessoas com mais de 8 anos de
escolaridade, o escore mínimo esperado é 24. Um escore abaixo deste valor não
necessariamente indica confusão mental, mas indica necessidade de avaliação
mais detalhada.
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