Sim, estalar o pescoço faz mal à saúde, e vamos explicar o porquê.
Estalar o pescoço é um hábito crônico de muitas pessoas. A rigidez da coluna resultante da má postura de trabalho dá à pessoa a vontade de estalar o pescoço, o que resulta em alguns minutos de alívio e depois, pouco a pouco, a dor volta a incomodar.
Na realidade, seu corpo está pedindo um ajuste. O corpo sabe quando a rigidez ou a disfunção articular começa a comprometer o movimento ou a função normal, causando contratura muscular e compressão sobre os nervos. Infelizmente, não sabemos como interpretar esse pedido do corpo e estalamos a articulação.
Estalo é o nome comum de um fenômeno chamado cavitação. Ao redor de cada articulação da coluna vertebral, existe uma cápsula, com um vácuo em seu interior - isso mantém a estabilidade da articulação e promove o contato entre as duas superfícies e isso resulta em barulho, o estalo. Isso pode ser imitado quando colocamos as duas palmas das mãos juntas e separamos de repetem fazendo um ruído. É semelhante ao que acontece na articulação.
Quando uma articulação trava, existe uma necessidade de soltá-la. O corpo ajusta-se várias vezes por dia mesmo sem termos consciência disso. Problemas acontecem quando o fator que trava a articulação continua e a articulação não consegue mais exercer sua função normal (isso se chama subluxação).
Como a coluna vertebral é composta de várias vértebras com articulações entre elas, é extremamente difícil localizar a articulação que está travada e fazer um movimento suficientemente preciso para soltá-la. Então, as articulações do lado também estalam quando a pessoa tenta estalar-se, pois não consegue ser precisa na (auto) manobra.
Quando isso acontece numa articulação que não precisava, ela acaba ficando hipermóvel, ou seja, com mais movimento que deveria, enquanto a articulação que precisa soltar-se permanece travada. Os músculos em volta contraem para dar o apoio e a estabilidade que começa a diminuir graças aos estalos. Concluímos que estalar uma articulação desnecessária acaba causando instabilidade na região, hipermobilidade nas articulações adjacentes e mais rigidez na articulação que realmente precisa ser solta.
Quando você sente que seu pescoço está rígido, e você consegue fazer um movimento em que ele estale, isso irá provocar um alívio imediato da musculatura ao redor dessa região, o que causa para você uma sensação de bem estar no local. Logo, quem estala o pescoço fica na dúvida: Se estalar alivia o músculo e causa bem estar, porque é ruim então?
Porque esse alívio muscular vai durar em média de 30 minutos a 1 hora, depois desse tempo, o músculo vai se enrijecer, e então você precisará estalar o local novamente para sentir o relaxamento muscular de novo. Assim consecutivamente, você irá criar um vício de estalar o pescoço sempre que sentir a dor ou o músculo rígido, e isso irá causar na região uma hipermobilidade articular, pois a região que irá estalar será sempre a mesma.
Já o Fisioterapeuta especialista em Osteopatia ou Quiropraxia utiliza de técnicas manipulativas que produzem estalos para corrigir hipomobilidades articulares. Então, essas técnicas que também fazem estalos e que os Fisioterapeutas especialistas usam para tratamento são diferentes dos movimentos realizados pelos próprios pacientes, porque o Fisioterapeuta irá avaliar e verificar qual a região que necessita ser liberada para gerar um EQUILÍBRIO no corpo e assim melhorar a relação músculoesquelética.
Então, se você sente dores no pescoço ou nas costas procure um Fisioterapeuta Osteopata ou Quiroprata para cuidar da sua coluna vertebral.
Olá!Gostaria de ver as referências bibliográficas desta publicação.
ResponderExcluirAtt,
Géssica