10 dicas para prevenir dores nas costas

Sete em cada dez brasileiros sofrem com dor na coluna. A dor nas costas são, sem dúvida, a grande razão das principais queixas relacionadas à dor de muitas pessoas em todo mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das pessoas no mundo sofrem, ou sofrerão ao longo da vida, com algum tipo de dor nas costas. Um percentual alto dessas pessoas vai conviver com dor na coluna crônica, seja em qual for o seguimento da coluna, durante anos ou até mesmo durante toda a vida.



Veja algumas dicas de como evitar essas dores nas costas:


1)corrija sua postura ao dormir:

passamos praticamente um terço de nossas vidas dormindo ou repousando. Comece comprando um bom colchão, evite dormir de barriga para baixo (decúbito ventral). A melhor posição, ainda é a de lado (decúbito lateral), com um travesseiro entre as pernas e o apoio cervical alinhado numa altura que preencha o espaço entre a ponta do ombro e o pescoço.


2) Corrija sua forma de agachar para pegar objetos no chão:

Evite agachar-se dobrando as costas ao meio (Flexionando o tronco) o ideal é que, para pegar qualquer objeto no chão, o movimento comece do quadril (flexão do quadril) juntamente com joelhos dobrados (flexionados) para que a carga seja dissipada para essas articulações e sua coluna não sofra;


3) Tenha uma boa ergonomia:

ficar muito tempo na mesma posição, no trabalho ou em casa, prejudica a coluna. Se a pessoa trabalha muito tempo no computador, deve ter o hábito de se levantar de vez em quando, caminhar e, se possível, alongar as costas e as pernas. “No trabalho é importante adequar a posição da cadeira à altura da mesa onde está o computador e, se for necessário, um apoio para os pés”, diz o fisioterapeuta. Ao trabalhar sentado, em frente a uma mesa, tente manter as costas retas, encostadas na cadeira e, de preferência, sem cruzar as pernas. Em casa, evite utilizar o notebook no colo ou mal acomodado na cama, para evitar má postura.


4) Mantenha seus músculos alongados:

Estudos mostram que indivíduos com os músculos bem alongados diminuem a incidência de dores nas costas. Isso por que, uma musculatura alongada diminui a pressão entre as articulações e consequentemente, as dores.

5) Evite o sedentarismo:

A falta de uma atividade física é uma das maiores causas de problemas na coluna. Realizar exercícios físicos regularmente ajuda no fortalecimento e alongamentos da musculatura de sustentação da coluna e a evitar maus hábitos posturais, A atividade física também auxilia na consciência corporal. 


6) Cuidado com a postura:

Algumas posições devem ser evitadas como se levantar bruscamente, deslocar ou carregar objetos com a coluna torta, levantar pesos mantendo-os longe do corpo, levantar pesos arqueando a coluna e manter-se por muito tempo na mesma posição. Para prevenir dores na coluna, evite levantar ou apoiar objetos no chão ou acima do nível da cabeça. Caso perceba que será impossível levantar sozinho o objeto do solo, peça a ajuda de outra pessoa. Evite a rotação da coluna sempre que possível.


7) Evite usar salto alto: 

É prejudicial devido ao deslocamento do centro de gravidade da pessoa, que é projetado para frente. Com isso, ela tem que compensar com alterações posturais erradas para não perder o equilíbrio facilmente; e o outro motivo é que provoca o encurtamento dos músculos da panturrilha, levando ao comprometimento da cadeia muscular posterior, esses fatores podem levar a pessoa a sentir dores nas costas dentre outras patologias


8) Cuidado ao carregar peso:

Pode não parecer, mas algumas coisas que fazemos na nossa rotina podem prejudicar a coluna. Na hora de transportar objetos, evite carregá-los com um único membro. “Levar mochilas ou bolsas pesadas em apenas um ombro, levantar objetos pesados de forma errada e até levantar-se de maneira inadequada do chão ou da cama podem prejudicar a coluna. Você pode pagar um preço alto pelos erros de postura que cometeu ao longo da vida. Então, comece a prestar atenção nos detalhes, para evitar dores e complicações”.


9) Cuidado com o local que guarda a carteira:

Se usa a carteira no bolso de trás das calças, deixe de o fazer. Está estudado que pode ser causa de dor crónica na região lombar, pelo facto de se sentar em cima dela e causar um desequilíbrio acentuado na região lombar


10) Visite seu fisioterapeuta regularmente: 

viste seu fisioterapeuta pelo menos uma vez a cada dois meses para ser realizada uma avaliação completa de sua coluna. 

Compartilhar no Google Plus
    Comentar com Facebook
    Comentar com Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor, não utilize palavras feias. Obrigado.