Por que ler dá sono? Tablets e Smartphones à noite prejudicam o sono?

Não é ler um livro que dá sono, claro, mas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. Quanto mais adenosina, maior o sono. Ou seja, o problema, na verdade, é a hora da leitura. Experimente ler em outro horário. Você pode até sentir preguiça, não conseguir nem virar a página e se entediar. Mas não terá sono.

Um grupo de pesquisadores comparou o efeito da leitura de livros de papel e de leitores digitais (e-readers) antes de dormir.
Eles verificaram que as pessoas que haviam lido livros digitais levavam mais tempo para adormecer e tinham um sono de pior qualidade.
Como consequência, se sentiam mais cansados ao acordarem na manhã seguinte.
A explicação está na luz emitida pelos e-readers, que podem interferir com o relógio biológico.
Nosso corpo se guia pela luz para diferenciar o dia e a noite e determinar seu ritmo mas, a luz azul, faixa de onda comum em smartphones, tablets e luzes LED (presentes em TVs e monitores), é capaz de interferir com o relógio biológico.

A exposição à luz azul à noite pode desacelerar ou impedir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono.
Assim a demora-se mais para adormecer, tem-se menos sono profundo e sente-se maior cansaço na manhã seguinte.
Vale lembrar que a deficiência de sono já foi relacionada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, doenças metabólicas como a obesidade e diabetes e ao câncer.



Então, se você precisa estudar à noite, confira essas dicas para não cair no sono:

1 - Dê preferencia ao papel, evitando que a luz emitida pelas telas brilhem diretamente nos olhos, enquanto na leitura do papel, o leitor somente está exposto à luz refletida das páginas do livro.

2 - Começou a bocejar? Levante e dê uns pulinhos ou uma volta dentro de casa. Estar acordado é reagir a estímulos, e esse pequeno exercício nada mais é do que um estímulo motor. De quebra, vai ajudar a quebrar a monotonia.

3 - Ler em voz alta exercita outras partes do cérebro, como o lobo temporal (relacionado à audição) e o lobo frontal (relacionado à produção da fala), e vai acabar com aquela preguiça momentânea.

4 - Leia sentado. É lógico: a não ser que você tenha problema na coluna, é mais difícil dormir sentado do que deitado, já que, para dormir, é preciso relaxar toda a musculatura, o que não ocorre sentado.
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com Facebook
    Comentar com Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor, não utilize palavras feias. Obrigado.